
Você sabia que existem três tipos de pisada e que cada uma interfere diretamente nas suas escolhas em relação aos seus calçados?
Introdução
Cada um dos tipos de pisada - pronada, supinada ou neutra - exigem cuidados diferentes e, naturalmente, calçados diferentes.
Descubra, hoje, o que cada tênis para pisada supinada ou tênis para pisada pronada precisa ter e, ainda, como saber meu tipo de pisada!
Quais são os tipos de pisada
Existem três tipos de pisada e cada uma acaba por exigir cuidados diferentes com o tipo de calçado a ser utilizado, bem como atenção redobrada na hora de comprá-los.
Pisada Pronada
É caracterizada pelo contato da parte externa do calcanhar com o chão de forma desproporcional.
Naturalmente, com esse tipo de pisada, o pé tende a rodar para dentro, fazendo com que a região do dedão não toque o chão da forma adequada e esperada.
Riscos da pisada pronada
A pisada pronada pode representar um risco para a saúde das suas articulações, sobretudo a dos joelhos.
Isso porque, graças à rotação que esse tipo de pisada proporciona em seus pés, os joelhos e tornozelos são deslocados dos seus eixos naturais, o que pode fragilizá-los.
Nos joelhos, a pisada pronada pode causar os famosos joelhos em X, que são caracterizados por uma inclinação anormal dos joelhos para dentro, de forma que coxas e tornozelos tendem a inclinar para fora.
Além disso, a pisada pronada também pode causar complicações nos pés, como desalinhamento ósseo.
Pisada Supinada
A pisada supinada, ao contrário da pisada pronada, faz com que os pés acabem tocando o solo com a parte externa.
Assim, este tipo de pisada acaba alterando o eixo de equilíbrio do corpo, deslocando o seu peso para a parte externa dele.
Geralmente, as pessoas com este tipo de pisada também acabam por super desenvolver o arco do pé, criando o que chamamos de pé cavo.
Riscos da pisada supinada
Como o arco plantar de quem tem esse tipo de pisada acaba se desenvolvendo de forma exagerada, há também um risco aumentado para o desenvolvimento de fascite plantar.
Além disso, quem tem a pisada supinada pode ter também maior risco para lesões de tornozelo, por conta da sobrecarga existente na lateral dos pés.
Pisada Neutra (normal)
A pisada neutra é caracterizada pela distribuição correta do peso na sola dos pés e, ainda, pela forma como os pés tocam o chão no momento de uma caminhada ou corrida.
Quando temos a pisada neutra, deixamos de ter pressões desproporcionais em partes específicas dos pés, aliviando também as chances de desenvolvermos lesões típicas dos tipos de pisada.
Como identificar o tipo de pisada?
Para identificar o tipo de pisada, podemos fazer alguns testes, que podem ser determinantes para que façamos uma escolha mais acertada dos calçados que temos de comprar no futuro.
Veja, a seguir, quais são estas formas de compreender a forma como pisamos.
Teste caseiro
Para compreender como os seus pés tocam o chão e para identificar o seu tipo de pisada, molhe seus pés com água e caminhe sobre algumas folhas de jornal, de forma natural.
Depois analise as imagens que se formaram:
- Pisada formando o desenho completo de um pé, sem reentrâncias na região do arco plantar: pisada pronada.
- Marca formando uma grande reentrância na região do arco plantar, como se ele não tocasse o chão (a não ser pela lateral): pisada supinada.
- Pisada formando uma pequena reentrância na região do arco plantar e contendo uma borda mais grossa, de pelo menos a largura de um dedo: pisada normal.
Sola do sapato
Há quem diga que podemos, através do desgaste gerado pelo caminhar, em nossas solas de sapato, identificar o tipo de pisada que temos.
No entanto, isso nem sempre procede totalmente.
O desgaste é natural na parte externa de qualquer calçado porque todos os tipos de pisada acabam por sobrecarregar essa parte dos nossos pés, por conta da própria biomecânica do caminhar.
Portanto, não confie totalmente neste tipo de avaliação caso você esteja pensando em fazê-la para comprar um calçado mais adequado para seus pés.
Consulte um especialista
A melhor forma de descobrir qual é o seu tipo de pisada é buscar um médico ortopedista, que é o especialista que realmente pode te ajudar.
Busque, preferencialmente, um que seja expert em tornozelos e pés, pois ele também estará munido de conhecimentos mais específicos sobre a biodinâmica do andar.
Para que se possa saber, exatamente, como se pisa, o médico poderá fazer o teste de baropodometria, que consiste em fazer uma avaliação mais específica dos pontos de maior pressão e contato dos pés com o solo.
Este especialista também poderá indicar outros tratamentos que podem ser feitos para que sua pisada seja corrigida.
Tratamento
Não há um tratamento muito específico para a pisada pronada ou supinada, mas algumas estratégias podem ser utilizadas pelo seu médico quando o seu tipo de pisada causar problemas para a sua saúde.
O primeiro passo, sem dúvida, é fazer um estudo dos tipos de pisada, descobrir qual a sua e, aí sim, traçar um diagnóstico sobre ela.
Isso é necessário porque não exatamente os tipos de pisada interferem de fato em nossa saúde e qualidade de vida.
No entanto, caso interfiram, os melhores tratamentos para os tipos de pisada consistem em:
- Fisioterapia com o objetivo de correção da passada e, ainda, tratar lesões existentes pelo tipo de pisada;
- Utilização de calçado adequado para cada tipo de pisada, de forma que não se piore os problemas de saúde que já possam ter surgido;
- Usar palmilhas adequadas para o seu tipo de pisada, corrigindo os campos de maior contato dos seus pés com o solo.
Conheça agora o melhor tênis para equilibrar a pisada
Conclusão
Existem três tipos de pisada - normal, supinada e pronada - e cada uma delas corresponde a uma forma específica dos nossos pés tocarem o solo.
Nem sempre um tipo de pisada específico nos causará lesões, mas existem formas de evitá-las, que é adquirido calçados específicos para a sua pisada ou, ainda, utilizando palmilhas a fim de corrigi-las, o que tende a ser bastante eficiente.
Compartilhe nas redes sociais e ganhe um presente!
Basta compartilhar este produto em alguma destas redes sociais para ganhar um cupom.