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    Qual a importância do alongamento?

    Qual a importância do alongamento?

    O alongamento é um exercício físico voltado para a flexibilidade muscular. A atividade proporciona o estiramento das fibras musculares e amplitude dos movimentos, melhorando a movimentação das articulações e diminuindo possíveis dores. 

    A musculatura pode sofrer um encurtamento quando passa longos períodos em modo estático. Outra situação é o enrijecimento dos músculos após uma atividade desgastante. Os alongamentos são benéficos nessas duas ocasiões, por promover flexibilidade e relaxamento muscular.    

    No entanto, como em toda atividade física, os alongamentos devem obedecer às condições físicas do indivíduo e, se possível, a prescrição de um profissional da ortopedia, fisioterapia ou educação física.

     

    Tipos de alongamentos

    Os alongamentos podem atuar em diversas estruturas musculares, entre elas, o sarcômero, tecidos conjuntivos, fuso muscular e o órgão tendinoso de Golgi. Essa diversidade estrutural permite a realização de exercícios que cumpram papéis específicos dentro da musculatura e de acordo com as necessidades do indivíduo.   

    Eles são:

    Alongamento Estático: é o mais habitual e consiste em esticar partes específicas do corpo por alguns segundos. O recomendado é de 30 a 60 segundos para obter bons resultados. 

    Alongamento Dinâmico: é realizado com movimentação moderada e ritmada de várias estruturas. Ele atua na soltura da musculatura e distensionamento. Movimentos para frente e para trás das pernas em semiflexão ou alguns agachamentos são alguns exemplos.

    Alongamento Passivo: necessita do auxílio de outra pessoa ou equipamento para controlar a força aplicada. Esse tipo de alongamento deve respeitar os limites anatômicos do indivíduo. Pode ser realizado com bolas, faixas elásticas ou com a ajuda humana ao pressionar o membro a ser alongado.   

     

    Benefícios dos alongamentos

    • Redução do risco de lesões musculares
    • Relaxamento muscular e menos tensão
    • Flexibilidade e amplitude de movimentos
    • Prepara a musculatura para exercícios
    • Redução do encurtamento muscular 
    • Redução de dores articulares
    • Melhora coordenação motora
    • Melhora a circulação sanguínea 
    • Previne ou corrige problemas posturais
    • Auxilia no relaxamento mental e diminuição do estresse 
    • Auxilia na cicatrização óssea, em casos de fratura

     

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