Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

    5 Causas de Formigamento nos Pés e Como Tratar

    5 Causas de Formigamento nos Pés e Como Tratar

    sensação de formigamento nos pés

    A sensação de formigamento nos pés pode ser bastante incômoda e, até mesmo, recorrente. Saiba, agora, quais são as causas mais comuns para que o formigamento apareça!

     

    Introdução

    A sensação de formigamento nos pés, embora seja bastante incômoda, tende a ser uma reação bastante comum do nosso corpo.

    No entanto, quando o formigamento é sentido de forma muito recorrente, vale a pena prestar atenção nas coisas que estão acontecendo com o nosso corpo, naquele momento.

    Sempre que você sentir o formigamento, observe em qual posição você está sentado, deitado, se está em pé há muito tempo e quais foram as atividades que você praticou naqueles momentos.

    Frente a essas evidências é possível traçar um melhor panorama do que está acontecendo com seu corpo e, assim, tratar de forma mais rapidamente a sensação de formigamento nos membros inferiores.

     

    Como é a sensação de formigamento nos pés

    por que tem formigamento nos pés

    A sensação de formigamento pode ser reconhecida exatamente por conta do seu nome, que, embora curioso, resume muito bem qual é essa sensação.

    Ela surge como se várias formiguinhas estivessem correndo por nossos pés, que pode também acabar por ter uma sensibilidade diminuída nos momentos que o formigamento dura.

    Depois que passa, a sensação que fica pode ser muito desconfortável e, não raro, pode vir acompanhada de dor.

     

    O que fazer se o pé estiver formigando?

    No momento que você sentir seus pés formigando mude de posição. Se você estiver sentado há muito tempo, levante, se estiver em pé, sente.

    É essencial mudar de posição para que o fluxo sanguíneo volte à sua normalidade, diminuindo de forma imediata a sensação de formigamento.

    alongamento para os pés

     

    Outra forma é de fazer alguns alongamentos com seus pés, como "flex e ponta", que consiste em fazer uma ponta, tal como uma bailarina e depois forçar a ponta do pé em direção aos joelhos.

     

    Sentir formigamento nos pés com frequência é sinal de alerta

    O formigamento nos pés ocorre, necessariamente, por conta de uma interrupção momentânea ou não do fluxo sanguíneo nos membros inferiores.

    É normal que ocorra se estamos, por exemplo, sentados sobre os pés, ou com as pernas cruzadas ou dobradas por muito tempo.

    Se isso ocorre quando você está nessa posição e imediatamente libera o fluxo mudando de posição, tudo fica bem.

    No entanto, quando a sensação não passa ou é recorrente, é importante mesmo buscar ajuda de um cirurgião vascular.

     

    Causas de formigamento nos pés

    o que causa formigamento nos pés

    Existem algumas causas comuns e possíveis para que a sensação de formigamento nos pés surja.

    Conheça, agora, algumas delas:

     

    Má postura corporal

    A má postura, sobretudo ao sentar, pode causar formigamento em nossos pés e pernas.

    Isso ocorre quando sentamos sobre nossos pés, com as pernas dobradas o tempo todo ou, até mesmo, quando passamos horas sentados, sem nos levantar e caminhar.

     



    Para evitar o formigamento dos pés, sobretudo quando estamos nessa posição, é essencial levantarmos, caminharmos, mudarmos a posição ao sentar e buscarmos, sempre que possível, sentar de forma completamente ereta.

    Em caso de longas viagens, levante-se sempre que possível e caminhe. Caso não seja possível, faça paradas sempre que necessário e aposte em uma caminhada leve.

     

    Hérnia de disco

    Outra causa comum para a sensação recorrente de pés formigando está relacionada com as hérnias de disco, que são lesões que afetam nossa coluna.

    Entre cada uma de nossas vértebras há um disco de colágeno, responsável para separar e equilibrar nossa coluna.

    Quando um disco sai do seu lugar natural, formando uma protuberância, uma das respostas do corpo é o formigamento de membros inferiores, causado pelo pinçamento de nervos que estão inseridos no meio de cada uma de nossas vértebras.

     

    Neuropatia diabética

    A neuropatia diabética é uma consequência da diabetes, principalmente aquela de longo prazo não tratada da forma correta e esperada.

    Quando a neuropatia diabética acontece, algumas alterações importantes atingem os nervos do corpo e de forma ainda mais intensa na região dos pés.

    Uma pessoa acometida por neuropatia diabética pode perder a sensibilidade nos membros inferiores, sentir formigamento de forma frequente e, ainda, sentir a diminuição da força nos pés.

     

    Esclerose múltipla

    A esclerose múltipla é uma doença crônica que causa uma inflamação que destrói a proteção dos neurônios chamada mielina.

    Por conta desse processo inflamatório, os neurônios têm a sua comunicação prejudicada e, com o tempo e conforme a evolução da doença, os movimentos do corpo podem ser prejudicados, fazendo com que a pessoa afetada acabe por se tornar dependente.

    Um dos primeiros sintomas de esclerose múltipla é a sensação de formigamento que pode afetar os membros inferiores.

     

    Aterosclerose

    A aterosclerose é uma condição médica que é caracterizada pelo aumento ou pela formação de placas de gordura em artérias.

    Por conta disso, há um estreitamento do espaço disponível nas artérias para a circulação sanguínea, o que acaba por gerar a sensação de formigamento.

    Em casos mais graves, a aterosclerose pode causar um infarto ou um AVC, que ocorre quando a artéria é totalmente obstruída pela placa de gordura.

     

    Formigamento no pés tem tratamento?

    Sempre que a sensação de formigamento aparecer, é necessário atentar ao tempo que você passou sentado e à forma que ficou sentado, ao calçado que estava utilizando e, ainda, se ficou muito tempo em pé.

    Destacamos sempre a importâncias de utilizar calçados anatômicos, que respeitem as estruturas dos seus pés sem apertar e sem ficar folgado demais.

     



    Quando apertam, os calçados podem também gerar a sensação de formigamento, sobretudo por conta da retenção do fluxo normal do sangue na região.

    Então, para além das nossas dicas anteriores, é essencial sempre estar de olho nos calçados utilizados, que devem ser sempre confortáveis e nunca apertar.

    Conheça agora os melhores calçados ortopédicos que não geram formigamento nos pés.

    banner loja condi

     

    Conclusão

    O formigamento pode ser causado por diversos fatores, mas o mais comum é a retenção do fluxo sanguíneo regular, geralmente causado pelo calçado que utilizamos ou pela forma que estamos sentados.

    Sempre que o formigamento surge, é importante que levantemos e caminhemos um pouco, restaurando o fluxo normal do sangue.

    Caso a sensação de formigamento nos pés seja frequente, é importante buscar ajuda médica, de um cirurgião vascular, a fim de verificar se não existem outros comprometimentos em relação ao seu sistema circulatório.

    comment 11 comentários

    M
    Mauricio Cardoso Dos Santos calendar_today

    Toda acordo com o meu pé direito formigando que parece agulhas finas penetrando no peito do pé, dói muito. O que fazer

    M
    Maria Celia Vilela calendar_today

    Estou com 78 anos . Derrepente comecei a sentir formigamento e calor nos pés.
    É dia e noite assim. Parece que meus pés estao anesteziados .Uma sensação que eles estão adormecidos e quentes.
    Eu ponho a mão, eles numa caloria normal. Ja fui num Neurologista. Fiz ressonância da coluna e ele não achou nada. Preciso de ajuda pois é uma sensação muito ruim. Peço um SOS a voces. Obrigada. Maria Celia Vilela

    G
    GILCELIA CARDOSO SANTOS calendar_today

    GOSTEI DAS INFORMAÇÕES, FOI MUITO UTIL, TENHO
    SEMPRE ESSES FORMIGAMENTO NA PERNA DIREITA.

    L
    Luciene calendar_today

    Informações importantíssimas, atenção!

    K
    Kat ia calendar_today

    Quero muito uma sandália dessa

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito e boleto bancário

    Atendimento

    A nossa equipe está sempre preparada para te atender

    WhatsApp

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ
    Carregando Ambiente Seguro