Pular para o conteúdo

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL E EM ATÉ 12X

    Fascite Plantar: Saiba mais sobre uma das causas de dor na sola do pé e evite interromper seu treinamento

    Fascite Plantar: Saiba mais sobre uma das causas de dor na sola do pé e evite interromper seu treinamento

    Fascite plantar é a causa mais comum de dor na sola do pé junto à base do calcanhar. É ela que mantém o leve arco longitudinal dos seus pés. Caso você distenda sua fáscia plantar, ela se tornará fraca, inchada e inflamada. Assim, seu calcanhar e a sola do pé podem doer quando você caminha ou corre.

    Essa enfermidade é comum em pessoas de meia-idade. Também ocorre em pessoas mais jovens que utilizam muito os seus pés como desportistas, sendo muito comum em corredores. A fascite plantar pode acontecer em apenas um pé ou em ambos os pés ao mesmo tempo.

    O que causa a fascite plantar?

    A Fascite plantar é causada pela distensão do ligamento que suporta o arco dos pés. A tensão repetida pode causar pequenas lesões no ligamento que podem levar à dor e inchaço.

    Quais são os sintomas da fascite plantar?

    A maioria das pessoas com fascite plantar tem dor quando dão seus primeiros passos depois de sair da cama ou após sentarem-se por um longo tempo. Apresentam menos rigidez e dor depois de dar alguns passos, mas podem sentir ainda mais dor se fazem atividades que não dão descanso aos pés. Eles vão doer mais ao subir escadas ou depois de permanecer por um longo tempo em pé.


    Prevenção:

    Os seguintes passos ajudarão a prevenir ou melhorar a condição se você já tem a fascite plantar:

    • Cuide dos seus pés: Use tênis com bom suporte do arco plantar e bom amortecimento do calcanhar. Se o seu trabalho exige que você fique em pé sobre superfícies duras, use uma esteira de borracha grossa para reduzir o estresse em seus pés.
    • Faça exercícios para esticar o tendão de Aquiles na parte de trás do calcanhar. Isto é especialmente importante antes de esportes, mas é útil para praticantes de fim de semana. Pergunte ao seu ortopedista especialista em pés, fisioterapeuta ou educador físico algumas recomendações para uma boa rotina de alongamentos.
    • Permaneça em um peso saudável e condizente com sua altura.
    • Estabeleça bons hábitos na prática de exercícios. Aumente gradualmente seus níveis de exigência e use tênis compatíveis com a ergonomia de seu pé (veja imagem acima com recomendações)

     

    Se você acha que as atividades de trabalho ajudam a causar a fascite plantar, solicite uma troca de função temporária ou peça adaptações na maneira de fazer o seu trabalho para que sua dor na sola do pé não piore. Se você gosta de praticar esportes, consulte um ortopedista do esporte para dar recomendações de equipamento e te ajudar a montar programas de treinamento e condicionamento para evitar a fascite plantar recorrente.

    Tratamento para fascite plantar

    Não existe um tratamento específico para todos que apresentam fascite plantar. Mas há muitas coisas que você pode fazer para deixar melhor a dor na sola do pé:

    • Dê descanso aos seus pés: Simplesmente reduza as atividades que fazem seu pé doer. Procure evitar andar ou correr em superfícies duras.
    • Para reduzir a dor e inchaço, tente colocar gelo na planta do pé algumas vezes ao dia e após atividade física, ou tome um analgésico recomendado por seu médico

    Quanto tempo levará para que a dor desapareça?

    A fascite plantar ocorre mais frequentemente devido a lesões que se agravam ao longo do tempo. Com o descanso e o tratamento correto você já sentirá as melhoras dentro de poucas semanas. Mas pode levar algumas semanas ou meses para que a dor desapareça completamente.

    Mantenha o seu tratamento. Se você não fizer nada a dor poderá se tornar constante ao andar ou ficar de pé. Quanto mais cedo você começar o tratamento, mais cedo seus pés pararão de doer.

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

    Entrega Garantida

    Oferecemos frete gratuito com entrega rastreável

    Parcele em até 12x

    Aceitamos cartão de crédito, boleto bancário e PIX.

    Perguntas Frequentes

    Encontre aqui a resposta que você procura

    FAQ
     
    Carregando Ambiente Seguro